Usando retalhos

0
1055

Estar na moda é a preocupação de todas as mulheres. Melhor ainda se as peças vestidas forem sócio-ecologicamente corretas. Sendo assim, que tal usar roupas super diferenciadas, exclusivas, confeccionadas a partir de resíduos têxteis e que têm renda revertida para uma instituição filantrópica? O projeto Recicla Jeans foi criado com este propósito. Nádia Bacchi é estilista e fundou a ONG Florescer com o propósito de preparar dezenas de jovens da favela Paraisópolis, zona sul de São Paulo, para o mercado de trabalho.
Resíduos têxteis e retalhos de jeans são destinados ao reaproveitamento dentro da oficina da ONG que dão origens a roupas extremamente modernas e bonitas, que vestem mulheres de todos os estilos e gostos. Com desenhos da equipe de criação formada por Nádia e outros profissionais especializados as peças são trabalhadas pela comunidade.
Até pouco tempo, as peças eram comercializadas na própria ONG. Recentemente a Franquia Máster Recicla Jeans foi inaugurada na Vila Madalena. Com o mesmo objetivo de dar apoio sustentável à comunidade, o Recicla Jeans Vila Madalena, além da venda direta comercializa franquias e também sua produção para lojas multimarcas.
Segundo Maria do Carmo Brandini, uma das proprietárias da “franquia social” junto de Henrique Roos e Lys Assunção, a loja mantém e faz questão de destacar o processo de confecção das peças. Os retalhos de jeans vêm das fábricas e são selecionados, gabaritados cortados, costurados e lavados. Tudo é feito artesanalmente. Daí resulta um tecido que passa por um processo de criação diferenciado, com aplicação de couros rendas, bordados, crochê e outros materiais.
Os produtos sócio-ecologicamente corretos contam com uma ampla linha de moda; calças, saias, casacos vestidos e tops. Os acessórios incluem bolsas, cintos e sapatos. Na linha casa, almofadas, colchas, pufes e sofás. Uma excelente oportunidade de inovar o guarda-roupa e a decoração da casa e ainda ajudar quem precisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA