Uma nova postura

0
788

Posturas erradas, lesões, cirurgias – tudo pode contribuir para nosso corpo adquirir posturas erradas, que passam a gerar dores. Essas dores muitas vezes diminuem com remédios, mas não vão embora. Além das dores físicas, perdas, decepções, frustrações também causam dores, dores emocionais, que se refletem de alguma maneira no corpo físico. Esse ciclo de dores – físicas e emocionais – vai minando o humor e alterando o dia-a-dia das pessoas.
Fisioterapeuta há mais de 30 anos e há 25 anos trabalhando com postura (inclusive com RPG), Márcia Colliri resolveu se aprofundar nessa questão. “Tratando de pacientes do ponto de vista físico, sempre me interessei em como as alterações físicas afetam o emocional e o psicológico”, revela a fisioterapeuta. Baseada em anos de trabalho com distúrbios físicos e observação de pacientes com câncer, ela levantou a seguinte pergunta: “O que o corpo está querendo demonstrar com essa dor ou com esse tipo de postura?” Segundo Márcia, “o corpo registra, desde que nascemos, tudo que passamos – experiências, emoções, traumas – e isso se manifesta através de bloqueios no fluxo energético do corpo.
Sempre preocupada com a pessoa como um todo, ela foi buscar um novo estudo: a análise bioenergética, uma linha de psicoterapia corporal. “O ser humano é uma unidade funcional – corpo-psiquismo. Essa unidade age e reage de forma única. O desiquilíbrio físico interfere no emocional. As patologias surgem quando essa unidade se desorganiza”, explica.
A Bioenergética é um tipo de terapia que usa leitura corporal, conversa e exercícios corporais, que auxiliam a compreensão da forma como a pessoa se comporta no mundo. “Se a pessoa me conta de uma dor, eu pergunto como vai sua vida, para tentar localizar em que área ela tem algum bloqueio que possa interferir no físico”, diz Márcia. Aplicando alongamentos, toques manuais, massagens e outras técnicas, ela ajuda o paciente a se livrar de tensões e amplia sua consciência corporal, mudando hábitos e comportamentos que causam tensões.
Instalada num espaço tranqüilo da Vila Madalena, ela tem dois livros publicados (um sobre drenagem linfática e outro sobre fisioterapia para câncer de mama) e também trabalha com drenagem linfática. Ela deixa claro que só faz análise bioenergética se o paciente concordar, caso contrário, ela usa as técnicas habituais de fisioterapia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA