Trabalho com paixão

0
847

A loja Maria Simone começou com uma brincadeira de Simone Andreta: “Minha mãe me ensinou a bordar e eu bordava como hobby, customizava minhas peças. As pessoas começaram a gostar, então fiz para os amigos e conhecidos e acabou virando um negócio paralelo”. Simone, formada em desenho industrial, sempre trabalhou como estilista em grandes redes, mas depois que saiu da última empresa, abriu a loja, há um ano e meio. São camisetas, vestidos, saias, bolsas e outros acessórios com aplicações e bordados – 90% delas produzidas pela própria Simone. “São peças únicas, cada uma delas sempre tem um toque diferente”, garante.
“No início era uma coisa mais descompromissada, quem me ajudava era minha mãe, a vizinha dela e uma tia”, lembra. Quando precisou de ajuda para a produção dos bordados, ela percebeu que as senhorinhas da terceira idade eram bem melhores. “Até tentei pessoas mais jovens, mas elas não tinham amor pelo trabalho, não tinham compromisso”, explica. Hoje são 15 bordadeiras, todas da região, com exceção da mãe e uma vizinha dela, do Tatuapé. “São donas de casa sem outra atividade, elas têm um carinho imenso comigo e com o trabalho. É muito gratificante trabalhar com elas”, diz Simone, que percebeu o aumento da auto-estima de todas.
Junto com os bordados, sua outra paixão veio à tona: os gatos. “Eu fazia muita camiseta de gato para minha mãe. Até que eu resolvi adotar um e me apaixonei”, diz Simone. Nessa época ela conheceu o site da ONG Adote um Gatinho e ficou fã das meninas: “Vi o trabalho que elas faziam, de recolhê-los, castrar, colocar para adoção e falei, ‘preciso ajudar de alguma forma’.” Ela começou a vender na lojinha delas. Hoje ela também tem parceria com a ONG Bicho no Parque, que cuida de animais abandonados em parques, e destina uma porcentagem do valor das peças, geralmente as que têm bichos, para essas entidades.
Trabalhar, ter um hobby e ser feliz nem sempre são coisas que andam juntas. Mas para Simone essa equação teve um resultado perfeito.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA