Rir é o remédio

0
832

Rir é um dos melhores remédios para diversos males que afligem o homem, sejam eles emocionais ou físicos. Dar gargalhadas ajuda a levantar a auto-estima, favorece o otimismo e a vontade de viver. Quando rimos, o corpo relaxa e descansa. O riso favorece a boa disposição e ajuda a espantar a depressão.
Por acreditar nestes conceitos, o professor André De Rose, ministrante de práticas de Yoga Pré-clássico, Hatha Yoga e Yoga do Riso, começou a acrescentar, nas aulas de yoga, técnicas que estimulam as pessoas a rirem. Os efeitos do riso e da gargalhada ajudam a trabalhar estados meditativos. “Comecei a dar aulas muito cedo e como os praticantes de yoga tinham mais idade do que eu, achava que ficando sério durante as aulas teria o respeito dessas pessoas”, conta André.
Um dia, ele notou que sua expressão facial já não era tão agradável, os próprios alunos indagavam por que ele não ria de brincadeiras ou piadas, que tornavam as aulas mais leves. “Percebi que eu já não sabia mais rir. Com isso, passei a treinar alguns exercícios, que também serviam para outras pessoas”.
Com o passar do tempo, vieram os resultados. A expressão séria ficou mais leve e André se tornou mais risonho. Ele conta que as pessoas passaram a aceita-lo melhor, a falar com ele na rua, seu ciclo de amizades aumentou e, assim, veio a vontade de passar isso para outras pessoas, como uma forma de torna-las mais alegres e espantar o mau humor. Assim nasceu a “Yoga do Riso”, uma forma de descontração que traz benefícios para o corpo e a mente.
“Esse trabalho começou a ser divulgado, passei a ministrar algumas palestras, mas a minha idéia era mais simples, queria apenas deixar as pessoas bem”, diz André, que formou grupos que iam para parques e incluiu a Yoga do Riso em suas aulas. “A idéia era que esses grupos propagassem a Yoga do Riso”. Segundo ele, muitas pessoas não estão preparadas para rir. “Hoje, incluo as técnicas nas aulas e às vezes montamos algum grupo específico aqui na escola. Começo com exercícios simples, respiratórios e de concentração, fazendo com que as pessoas mexam o corpo. Elas precisam entrar no clima”.
Ele lembra que muita gente é saudavel, porém não imagina que está em déficits de risos. “Um dos sintomas de que alguma coisa não está muito bem no organismo é a falta de humor. Quem não ri está mais sujeito a ter mais doenças, até mesmo resfriado”, lembra.
André, atualmente, é diretor da escola “Yoga Natarája”, na Vila Madalena, onde ministra aulas para iniciantes que incluem práticas de técnicas corporais, gestuais e de respiração, além de técnicas de limpeza orgânica, descontração e administração de estresse, exercícios de concentração e meditação. Há também orientações práticas para melhorar a qualidade da alimentação e o estilo de vida. No nível avançado, há formação de professores de Yoga, com aulas teóricas que fornecem embasamento necessário ao exercício da profissão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA