Protetor dos Protetores

0
1238

O veterinário Wilson Grassi, diretor da Associação dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo, colunista do site Vida Vegetariana (www.vidavegetariana.com), está lançando o projeto “Protetor dos Protetores”, em conjunto com Fernanda Garcia, inspirado na Confraria dos Protetores Solidários, projeto da protetora Mara César, do Rio Grande do Sul.
Grassi e Garcia perceberam o quanto os chamados protetores também precisam de proteção, o que grande parte da população – incluindo aí aquela que detém a posse de animais – não percebe. Se se vê alguém abrigar dez animais num quintal, ali joga-se mais três. Ou se agride verbalmente um protetor quando este mostra que não tem condições de dar suporte a mais bichos. É uma maneira cômoda e cega dos “piedosos” resolverem o problema com o bolso, energia e saúde dos outros. No caso, dos protetores. Ou ainda perguntam se o protetor “conhece algum abrigo” pra lá jogar um bicho sofrido. Com certeza quem age assim quer crer que sua “compaixão” de momento fará cair do céu os recursos para suporte do animal na conta bancária do protetor, além de saúde e energia eternas.
Diz Grassi, “de tanto ajudar, (os protetores) comprometem sua vida pessoal, financeira, familiar, profissional resultando em possíveis danos a sua saúde. Muitas dessas dificuldades refletem diretamente em seus protegidos, os animais”. E continua: “Agora, com a legislação Estadual que proíbe eutanásia de animais saudáveis nos Centros de Zoonoses, o outro lado da situação é que se espera um aumento da população de cães de rua, com o fim ou a diminuição da sua captura pelo CCZ. Pode acontecer também uma superlotação de animais, que precisarão ser retirados dos CCZs.”
No tópico “Temor” do seu projeto, Grassi observa: “…no município de São Paulo, com a prática do abandono e do descaso da sociedade e das autoridades com os animais, mesmo em sendo a 4ª. maior cidade do mundo, maior orçamento do País, não estamos conseguindo atuar no atendimento aos animais que necessitam de ajuda e amparo. A frágil estrutura das ONGs e dos protetores independentes não permite que se faça mais do que já se faz pelos animais, agravada ainda com a nova situação legal”. Imaginemos então o que acontece em cidades pequenas deste país afora…
O projeto propõe “fornecer estrutura física, financeira, emocional, profissional e de logística aos protetores”, propondo contatos com OAB, CROSP, CRM entre outras, e também entidades de formação e capacitação profissional como o Sesc e Senac, CUT, Força Sindical, entre outras, buscando novos e fortes vínculos de trabalho em prol dos protetores”. Não esquece o que se refere aos animais, como convênios com veterinários solidários, para atendimento veterinário e a necessaríssima prática da castração.
Para angariar recursos, os autores do projeto apresentam um outro, paralelo: o projeto “Do Lixo para o Bicho”®. Através dele os protetores exercitarão a destinação seletiva do lixo de suas residências, envolverão seus vizinhos, familiares e amigos, resultando na participação de outros parceiros no oferecimento dos materiais; e estenderão o trabalho a escolas e empresas da região. Os recursos angariados serão aplicados nas ações do projeto inicial. Quando finalizada a elaboração deste, serão buscadas parcerias com ONGs atuantes na área ambiental e de cidadania, empresas com foco ou interesse em responsabilidade social que possam destinar parte de seus resíduos recicláveis, assim como associações e comunidades.
Gerência e gestão serão feitas por um grupo empenhado e legalmente estruturado, comprometido com as metas do projeto, que centralizará subgrupos regionais. Recrutarão profissionais com capacitação nas áreas ligadas ao tema, sensíveis a questões da causa animal e ambiental.
Os autores no final pedem “engajamento”: sugestões, criticas construtivas e participação, lembrando que “ambos os projetos estão abertos a discussões e boas idéias”.
Para contatos diretos com os autores de “Protetor dos Protetores” faça uso dos e-mails citados abaixo: Dr. Wilson Grassi – wwgrassi@yahoo.com.br e Fernanda Garcia – vasp.fernanda@uol.com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA