Orientar para evitar

0
864

É esse lema que o Dr. José J. Sartoretto, dentista formado há 22 anos pela Unicastelo, usa em seu programa de televisão, transmitido pelo canal 9 da Net e pelo canal 72 da TVA, por enquanto só na Capital paulista. O programa tem 30 minutos e é exibido semanalmente, às sextas-feiras, às 17 horas, com reprises em alguns dias (não definidos).
Tudo começou quando um paciente seu, que trabalha em televisão, o convidou para fazer um programa sobre saúde bucal geral. “Aí eu sugeri fazermos entrevistas com outros profissionais, tanto dentistas quanto médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, para não ficar cansativo e mesmo porque eu não sei tudo”, diz Dr. Sartoretto. De qualquer modo o programa pretende falar um pouco sobre vários assuntos que fazem parte da odontologia e da medicina em geral. Dependendo do tema, o dentista convida pessoas ligadas à área e faz um debate, ilustrando o programa com perguntas e respostas interessantes. Já esteve com ele um ginecologista e obstetra, que falou sobre os mitos e verdades sobre o tratamento de gestantes. “Também mostramos a evolução da odontologia, entrevistando profissionais com mais de 50 anos de formado, que falaram como eram feitos os tratamentos e como são feitos hoje”, relata animado o dentista. Um cardiologista vai falar, em breve, sobre endocardite, que é uma infecção no músculo cardíaco causada por uma infecção de boca (cárie ou gengiva), em 80% dos casos. Mas segundo ele, “o que mais se fala hoje em dia é de implante, faceta laminada e clareamento dental”.
O programa sobre escovação repercutiu muito. Segundo o dentista, “não é preciso gastar uma fortuna para isso – o que vale mesmo é a escova e o fio dental.
Assunto não vai faltar: bochecho com enxagüatório bucal, convênios odontológicos, os muitos tipos de prótese, dentadura (do molde à dentadura, todas as etapas), problemas de pânico, sedação e hipnose, anestesia geral, odontologia domiciliar, atendimentos que o governo está dando para a população.
O programa está sendo divulgado na APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas e no CRO – Conselho Regional de Odontologia. “A intenção é levá-lo para a TV aberta e passar para o Brasil todo”, diz o Dr. Sartoretto.
Vale lembrar que o consultório dentário está há 54 anos na Vila Madalena, no mesmo endereço. “Meu tio tinha consultório aqui, depois meu pai e agora eu”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA