Muitas páginas de Vila

0
900

Cida Saldanha está na Livraria da Vila há 17 anos. Além de clientes fiéis, coleciona momentos de muita diversão e constantes descobertas pelo bairro.

Morar na Vila Madalena para mim é sinônimo de praticidade e diversão. A praticidade vem da proximidade entre minha casa e o meu trabalho. Há 17 anos sou vendedora da Livraria da Vila e há quatro moro em um apartamento que fica a menos de dez minutos de lá. Assim, diariamente tenho a oportunidade de dar uma caminhada tranqüila por um dos lugares mais agradáveis da cidade, sempre de olho nas novidades, nos novos cafés, ateliês e lojas da região. Também costumo fazer um “tour” pela região da rua Fradique Coutinho no meu intervalo diário na livraria. Nem sempre compro coisas, mas encontro lojas com roupas, jóias e artefatos em geral cheios de originalidade.
Desde a primeira vez que morei no bairro, em 1979 – vim de São José dos Campos para São Paulo para cursar Sociologia na USP – consigo perceber muitas mudanças, principalmente com o aumento de bares, restaurantes e comércios afins na região. É claro que há quem sinta nostalgia dos tempos de maior tranqüilidade, mas, para mim, é exatamente o burburinho e o movimento que fazem deste bairro um lugar cheio de alegria e de vida. Estou tão ligada a ele que às vezes acho que corro o risco de ficar meio ilhada, de não desbravar outras áreas da cidade. A questão é que aqui encontro uma variedade imensa de coisas das quais gosto, como poder comer em restaurantes com culinárias de todos os tipos ou sentar em um charmoso café para degustar um bom livro nos momentos de folga.

De geração em geração

Com o meu trabalho na Livraria da Vila, entro em contato não apenas com moradores do bairro, mas também com pessoas que saem de outras áreas da cidade para adquirirem aqui suas publicações, aproveitarem os eventos da Livraria ou curtirem o nosso café. Tenho muito orgulho e uma imensa satisfação em realizar esta atividade e de literalmente ver crescendo gerações de leitores. Como muitas escolas da região nos solicitam a disponibilidade de sua lista para a leitura e material didático, tenho também contato periódico com alguns pais que, algumas vezes, passam de clientes a colegas. Tenho muitos clientes fiéis e em todos estes anos pude aprender muitas coisas, não apenas com os livros ou com o bairro, mas principalmente, com as pessoas que circulam por aqui.
Aliás, eu acho que é este clima que favorece a circulação de pessoas interessantes e a troca tem a cara da Vila. No trabalho, meu contato é com os livros – que amo – e com as pessoas, com quem sempre posso trocar e aprender. Nos momentos de folga, posso desfrutar de novidades e criações a cada vitrine ou pequena porta comercial. Nos fins de semana, estou no espaço certo para encontrar os amigos para uma cerveja ou ir com meu marido a locais como o São Cristóvão, um dos meus bares preferidos da região. É, posso afirmar com toda certeza que a Vila Madalena é o bairro que escolhi para mim e que isso vai muito além de estarem aqui os meus mais queridos endereços.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA