Música cubana em destaque

0
927

O Piratininga Bar mais uma vez foi indicado pela revista Veja São Paulo como o melhor bar para ir a dois na cidade em 2006. Desde 1998, quando ganhou nesta categoria, o bar, localizado no coração da Vila, está entre os melhores da capital, inclusive em música instrumental. Para fazer jus à fama, em outubro, o bar, um dos mais charmosos e aconchegantes do bairro, promove o festival Buchanan´s Jazz que traz o músico Yaniel Matos e convidados todas as sextas, das 20 às 23h.
O pianista cubano, Yaniel Matos, radicado no Brasil há seis anos, integra o Mani Padme Trio, ao lado do baixista Du Moreira e do baterista Ricardo Mosca. Foi pianista e arranjador de algumas das melhores bandas de música cubana contemporânea, como Isaac Delgado, Paulo F. G. Y su Élite e Angel Bonney y su Orquestra, além da banda de jazz Otra Visión, liderada pelo prestigioso flaustista Orlando Valles Maraca. No Brasil, fez parte do projeto “Carlito Marron”, do músico Carlinhos Brown.
O projeto começou no dia 6 de outubro com a presença de Márcio Arantes, multi-instrumentista, um dos idealizadores e fundadores do quinteto Mandú Saravá. Dia 13 de outubro, Yaniel divide a apresentação com Luis De La Hoz, saxofonista cubano que tocou no Afro Cuba, prestigiada banda de jazz cubano. Acompanhou também músicos como Isaac Delgado.
Dia 20 de outubro é a vez de Fernando Ferrer, cantor cubano, sobrinho de Ibrahim Ferrer, celebrizado pelo Buena Vista Social Club. Graduado em canto pela Escola Superior Profissional “Ignácio Cervantes”, de Cuba. Ferrer integrou o projeto Afro Cuban All Stars e Cubanismo. No Brasil dedica-se também ao projeto Havana Brasil e ao seu próprio projeto: Fernando Ferrer e su Orquestra.
Encerramento
O festival encerra no dia 27 de outubro, com Yaniel fazendo duo com Pedro Bandera, percussionista cubano, há apenas um ano e meio no Brasil, Bandera veio atrás de um curso de especialização em percussão afro-brasileira da Universidade Federal da Bahia. É formado em Pedagogia Musical em Cuba. Vai acompanhar o piano de Yaniel com a percussão popular de congas, bongôs e cajón.
Segundo Pedro Costa, proprietário do Piratininga Bar, a intenção é promover encontros musicais desta categoria periodicamente, talvez a cada dois meses. “Música de qualidade é uma característica própria do Piratininga, mas é sempre interessante acrescentar novos músicos e shows à nossa programação”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA