Massas mais do que saborosas

0
936

As massas são, sem dúvida, um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros. Quem resiste a uma saborosa lasanha ou a um noque suculento? Difícil, não é? Pois saiba que, para estes pratos ficarem ainda mais irresistíveis é essencial comprar uma boa massa fresca. A dica são as produzidas pela Zini Produtos Alimentícios, fábrica localizada no bairro do Limão e que fornece seus produtos para vários restaurantes da Vila Madalena.
A Zini foi fundada na Itália, e está há dez anos no Brasil. Combinando a moderna tecnologia alimentar com a tradição artesanal da família Zini, tornou-se a maior indústria italiana de massas congeladas. Sua linha de produtos baseia-se em massas frescas: nhoque, lâminas de lasanha, polenta e farinha para empanados (com ou sem glúten).
De alguns anos para cá, a Zini investiu em pesquisa e inovou na maneira de fazer suas massas. “Criamos uma massa fresca inédita. Ela é conservada em temperatura ambiente e não precisa ir ao refrigerador e nem ser congelada”, explica o engenheiro de alimentos, Enrico Vezzani, diretor da Zini. Segundo ele, a empresa chegou a este produto graças a um processo térmico, mais ou menos semelhante ao do leite longa vida.
Entre as vantagens desta massa fresca estão o preparo rápido – basta colocar metade do molho geralmente utilizado para ferver com uma parte de água e acrescentar a massa, tudo na mesma panela; a economia de energia, pois não é preciso congelar a massa, e a preservação ambiental. “É uma nova forma de se projetar a massa que se chama projeto ecoeficiente”, acrescenta Enrico. Ele explica melhor: “Ao preparar a massa de forma convencional, se usa dez litros de água para ferver um quilo de massa. Este processo de aquecimento indireto leva a jogar fora um montão de água. Ao terminar de fazer uma macarronada o que é que se faz? Joga a água fora. E com isso perde-se amido, que vai junto com a água. Para cozinhar um quilo de macarrão você joga fora dez litros de água mais azeite e sal usado para temperar. É um desperdício”. Por isso, a sugestão é cozinhar a massa no próprio molho. “O molho engrossa e fica perfeito e o noque, em três minutos fica pronto. Esta maneira de preparar a massa economiza metade do molho. Além de saudável, o resultado desde projeto ecoeficiente é a economia de água, do gás e do tempo de fervura, de limpeza das panelas”.
Ficou com vontade de experimentar? A Zini dispõe de uma loja de fábrica e de uma cantina onde é possível comprar as massas frescas e também almoçar. Faz entrega refeições na região. A loja abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 17h. E a cantina abre de segunda a sábado, das 11 às 15h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA