Inspiração latina

0
899

Recuerdos de Latinoamérica é um lugar muito aconchegante para se conhecer. Está instalada em uma casinha de paredes caiadas, com um pequeno jardim onde se pode sentar em um banco embaixo de uma árvore e ouvir o som dos pássaros. O ambiente interno traz uma leve nostalgia com suas cores e formas que remetem a vários países da América Latina. Lá também é possível comprar tudo que está exposto.
O responsável por esta loja com ares de “casa de avó” é o arquiteto Ricardo Velasco. Ele conta que morou algum tempo em Madrid, na Espanha, e lá conviveu com muitos latino-americanos. “O brasileiro se esquece que também é um latino. Costuma olhar muito para o horizonte e dá as costas para o continente, valorizando apenas a cultura que vem de fora”.
Ele afirma que esta vivência colaborou para aflorar o seu gosto pelo idioma espanhol e pela arte latino-americana. Depois desta temporada na Europa viajou por alguns países da América do Sul, mas foi no Morro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, com suas lojas de artesanato que decidiu redirecionar a profissão. Há dois meses trocou a coordenação de um escola de idiomas pela administração de uma loja de arte, artesanato e decoração na Vila Madalena, batizada de Recuerdos de Latinoamérica. “O formato não é de loja. O que pretendo é resgatar e exaltar a arte e costumes da América Latina. Tudo que é bonito e esquecemos”.
Desta forma, móveis de várias épocas e estilos se misturam com cerâmicas, pinturas, gravuras e diversos objetos artísticos. Tudo em cores fortes e vibrantes, revelando uma falta de compromisso com combinações e novas leituras carregadas de charme. Na loja encontra-se uma mesa original dos anos 1950 ao lado de uma poltrona moderna inspirada em design antigo; cerâmicas com desenhos incas e do folclore mexicano; gravuras de Aldemir Martins, entre outros itens. “Nada é tendencioso”, observa Ricardo, que também oferece no espaço aulas de espanhol com enfoque na cultura latino-americana. Em breve, pretende desenvolver outras atividades ligadas à música, literatura e moda. Vale a pena fazer uma visita!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA