Inclusão pelo esporte

0
964

Até julho de 2005 existia uma favela na Vila Madalena conhecida como Favela da Natingüi, localizada bem em frente à Praça das Corujas. Naquela comunidade viviam muitas crianças e a praça era uma grande área de lazer. Crianças com tempo ocioso e área de lazer disponível: os ingredientes estavam prontos para a Expedição Mochila entrar em ação.
Ricardo e Larissa Silva, os idealizadores da Expedição Mochila, uma ONG ainda não oficializada, são moradores da Vila e contam que começaram, em outubro de 2004, a reunir a garotada aos sábados pela manhã para fazer alguns jogos e brincadeiras. “Quase todos os participantes eram meninos e eles nos pediram uma escolinha de futebol. Criamos, então, o Morrão Futebol Clube, nome dado pelos próprios garotos. Um deles fez o desenho que virou o símbolo do time”, recorda Ricardo.
As atividades do primeiro semestre foram encerradas com os jogos finais e a entrega de troféus e medalhas. Embora a favela tenha sido desocupada, os jogos recreativos continuam e as crianças não deixaram de freqüentar a praça. Atualmente são 80 crianças inscritas e 25 freqüentam assiduamente os treinos de futebol que acontecem as segundas e quintas, das 14h30 às 17h.
A Expedição Mochila também está implantando uma escola de informática para os atletas do Morrão FC, que terão reforço escolar junto com o aprendizado de informática. Ricardo e Larissa destacam que estas atividades acontecerão em sua casa, sede da Expedição Mochila.
As crianças freqüentam também a Escola Bíblica Dominical na Igreja Evangélica de Pinheiros, que cede uma sala e professores para as aulas e ainda serve um café da manhã para as crianças.Tudo gratuito. “O nosso objetivo é ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades que edifiquem as suas vidas e transforme, a cada dia, o seu ser, levando a palavra cristã de maneira prática. A disciplina imposta nos jogos tem apresentado bons resultados”, afirma Ricardo que não conta com nenhum patrocínio. “Mobilizamos jovens e adultos para doar seu tempo, investir algum dinheiro e suprimentos”, finaliza, convidando os moradores dos arredores da Praça das Corujas a colaborarem com este projeto. A Expedição procura voluntários interessados em fazer alguma atividade com as crianças.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA