Formando professores

0
2700

A Educação é tida hoje como um dos fatores de desenvolvimento de um país. É através dela que seu povo melhora em outras áreas, como saúde, emprego, qualidade de vida. O Brasil ainda carece de políticas públicas mais incisivas nessa área, mas algumas instituições se destacam acima da média. Formar professores com capacidade para motivar os jovens é sempre um desafio.
Na edição 2006 do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), um dos sistemas de avaliação da qualidade do ensino superior, apenas 0,79% dos 5.701 cursos avaliados tiveram nota máxima nos dois conceitos empregados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação). O exame é de ingressantes e concluintes, para avaliar as Instituições através dos alunos. Dos 45 cursos mais bem avaliados no Enade 2006, sete estão em São Paulo. E na cidade de São Paulo, os alunos do Instituto Superior de Educação Vera Cruz obtiveram a nota máxima, classificando-o em primeiro lugar.
“Há três anos nós achamos que a nossa vocação era a Formação de Professores”, relata Cynira Stocco Fausto, diretora do ISE. “Nós selecionávamos pessoal de nível universitário mas tínhamos que fazer toda a formação em serviço e formar todos os professores da Escola Vera Cruz. Aí percebemos nossa vocação”. Assim nasceu o ISE, que possui um corpo docente superqualificado e tem uma preocupação muito grande com toda gestão institucional. “É necessário um suporte muito bom para que o professor possa trabalhar com tranqüilidade em sala de aula”, explica Cynira. “Esse é nosso objetivo, nossa missão de educadores, do Vera Cruz”.
Por isso os alunos tiveram nota máxima no Enade. “O clima é muito favorável dentro da Instituição, para levar o aluno à motivação”.
“Nossos alunos já são procurados para lecionar em outras instituições”, garante Cynira. O ISE oferece graduação em três anos de Pedagogia, com formação para Educação Infantil e a primeira fase do Ensino Fundamental (até 5ª série). Temos também o curso de Pós-graduação de Alfabetização, para formar especialistas no assunto. “Vamos desenvolver especializações em gestão de diretor e de coordenador pedagógico, porque isso é fundamental numa escola”, complementa Cynira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA