Formador de craques

0
987

No último dia 2 de dezembro, o jogador de futebol Kaká, atualmente defendendo as cores do Milan da Itália, recebeu a Bola de Ouro como o melhor jogador de 2007 em votação promovida pela revista France Football. E é um dos candidatos ao título de melhor do ano na eleição da Fifa, no próximo dia 17. Mas na história do craque está Andrés Córdoba, seu primeiro treinador de futebol e morador da Vila Madalena há 21 anos.
Em 1989 a família de Kaká se mudou de Brasília para São Paulo e um professor do Colégio Batista Brasileiro onde Kaká estudava sugeriu que ele deveria ir treinar em uma escolinha de futebol. Levado pela mãe, Simone, Kaká chegou à escola que Andrés tinha na Avenida Sumaré. Apesar da pouca idade, “ele se diferenciava pelo toque de bola” lembra Andrés.
Andrés, que está no Brasil desde 1984 inicialmente para se aprimorar na carreira de técnico de futebol vindo do Chile. Antes, treinou equipes de base e universitárias no Chile. Como queria se aprimorar na carreira, “sabia que aqui eu poderia me aprimorar”
“Logo que cheguei fui trabalhar em uma escolinha com meninos de cinco anos”. A experiência agradou e resolveu tempos depois montar sua própria escola, a Soccer Brasil, em 1986, onde o Kaká treinou. Tempos depois, nas férias, levava seus alunos e de outras escolas para participar de torneios internacionais. “O primeiro foi no Chile, depois na Argentina e na Espanha”, lembra Andrés. “Em muitos deles, os pais acompanhavam os meninos e aproveitavam para fazer turismo”. Kaká participou de alguns deles.
Desde 2001 que promove esses torneios nos meses de férias escolares. Em 2007 e no próximo ano, Águas de Lindóia será a sede. Além do Brasil, equipes do México, Chile, Equador, Panamá, Coréia do Sul, Argentina e Peru estarão presentes.
Quando a família de Kaká se mudou para o Morumbi, Andrés conseguiu encaixá-lo na equipe de base do São Paulo e com o seu talento, virou xodó da torcida tricolor.
Admirador de Felipão e Murici, Andrés diz que o futebol ajuda a criança a lutar por objetivos, ter disciplina e ser solidário. Para esses garotos e garotas, o futebol é apenas uma diversão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA