Emagrecendo com consciência

0
808

Emagrecer. Quem não quer? Há quem realmente precise e quem tem apenas uns quilinhos a mais para perder e entrar em forma. Porém, nem sempre emagrecer é fácil, e a pessoa precisa de acompanhamento especial para encarar a balança. Se este é seu caso, no Spàzio Vita e Salute você encontra essa força a mais para mudar os hábitos alimentares e ficar bem consigo mesmo.
Segundo Lígia Henriques, nutricionista e proprietária do Spàzio, são oferecidos três tipos de atendimento para quem quer e precisa emagrecer: atendimento nutricional individual, atendimento nutricional com acompanhamento psicológico e atendimento em grupo. O primeiro passo, em todos eles, é fazer uma avaliação física completa da pessoa. “Faço a orientação nutricional de acordo com a realidade de cada uma, se come fora, o que gosta de comer, por exemplo”, explica. A nutricionista fornece um plano alimentar flexível e balanceado. Ela também avalia se existe deficiência de vitaminas e minerais, a fim de melhorar a qualidade geral da saúde do paciente. Verifica o peso ideal, a porcentagem de gordura e o número de calorias adequado para um emagrecimento saudável definitivo.
Em alguns casos, apenas o atendimento nutricional não funciona. É preciso associar ao acompanhamento psicológico, que ajuda na questão da ansiedade, da auto-estima, da compulsão, da conscientização corporal, por exemplo. “Normalmente, a pessoa que engorda, que é obesa, tem uma questão de auto-estima que precisa ser trabalhada, tem muita ansiedade relacionada”, diz Lígia. O psicólogo irá apoiar o paciente ajudando-o a lidar com algumas situações importantes e muito comuns para quem tem dificuldade em manter um peso magro e saudável. “Emagrecimento tem duas questões. A primeira é comportamental. A pessoa come qualquer coisa e vai engordando. E depois dos 30 anos, a cada dez anos que passa, a gente ganha dois quilos de gordura e perde 1,5 de músculo. Se a pessoa não faz exercícios, se tem uma tendência genética a engordar, precisa reestruturar a alimentação. Outras vezes são questões de infância. Sempre foi gordinho, por exemplo. A terapia ajuda muito”.
E há ainda a opção dos grupos de reeducação alimentar. “Através da troca eles conseguem emagrecer. Cada pessoa tem a sua dieta personalizada, uma não sabe o peso da outra. Mas, juntos, fazemos uma terapia voltada para o emagrecimento. Quando eu coordeno o grupo, falamos sobre o que comer no final de semana, na festa, e quando é a psicóloga eles trabalham mais as questões emocionais”, observa Lídia.
Até 8 de setembro, o Spàzio Vita E Salute oferece aulas gratuitas de conscientização corporal, as segundas e quartas-feiras, das 20 às 21h. Faça sua inscrição e aproveite para se conhecer melhor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA