Das ruas para a galeria

0
1254

Criatividade é o que não falta a muitos artistas que moram ou trazem seus trabalhos para a Vila Madalena. E criatividade é o que mostram os integrantes do grupo “Os Laranjas”: Lese Pierre, Duda, João Santeiro, Raphael Lopez, Dalton e Ebbios, na exposição “Eles não sabem brincar”, em temporada na Galeria Bagaço. O espaço foi inaugurado recentemente no subsolo da loja Libertines.
O forte dos Laranjas são as intervenções de rua, experiência que levaram para a Galeria. “Uma das primeiras intervenções que fizemos foi na avenida Paulista. Criamos uma tela representando um banheiro e colocamos uma privada com uma seta dizendo ‘Enfie sua cabeça aqui pelo seu presidente’. A intervenção ficou lá nos dois dias que antecedem as eleições”, conta Lese. Segundo ele, a crítica política e social está sempre presente nos projetos do grupo. “Também procuramos mostrar a cultura e as tradições brasileiras. Usamos muitas referências de xilogravura, que é bem regional, muitas cores e referências carnavalescas”.
Em “Eles não sabem brincar” os artistas destacam o universo infantil, tão diferente nos dias de hoje. As brincadeiras de rua, o estilingue, o cavalinho de pau, a inocência das crianças de antigamente que simplesmente brincavam, estão bem representadas nas obras, como por exemplo, uma boneca feita por Lese, que utiliza dobradura de papel. “Chamei de D3: desenho de dimensão dinâmica. Parece em terceira dimensão, mas não é. Uso tipos variados de papel, como vegetal, canson, papel de sede, para dar este efeito”, observa. Em outra tela, ele retrata uma de suas brincadeiras preferidas quando era menino, lá em Pernambuco. “Fazíamos nossas próprias máscaras e cavalinhos”. Lese acrescenta: “Hoje não vemos mais as crianças brincarem de amarelinha e com pião. Gosto de desenhar menininhas porque retrata a inocência. Não vejo mais essa inocência no mundo e nem as crianças brincarem”.
A exposição “Eles não sabem brincar” pode ser visitada até 7 de abril, de segunda a sábado, das 12 às 19h. A entrada é franca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA