Danças divinas

0
1005

A dança clássica indiana foi redescoberta por muitos dançarinos que buscam a harmonia, a sutileza e fluidez de movimentos. Para incentivar ainda mais essa busca, o Espaço Rasa traz a bailarina indiana Parwati Dutta para ministrar workshops de Odissi e Kathak, no início de outubro.
O Odissi é um estilo de dança redescoberto no século 20 que, como algumas outras danças da Índia, moveu-se dos templos para os palcos artísticos. O fato desta dança ter sobrevivido tantos séculos e ter vitalidade nos dias de hoje, nos mostra como a natureza humana prossegue presente nos valores universais através das artes. A dança Odissi não é uma arte somente para os conhecedores, mas destinada a todas as pessoas que apreciam, acolhem e partilham tal riqueza. “O Odissi tem como característica as flexões de pernas, o olhar e os movimentos articulados, além das posturas de mãos e gestos simbólicos”, explica Andréa Prior, dançarina e professora do Espaço Rasa. Andréa iniciou seus estudos da dança clássica indiana com Parwati Dutta, mestra nas técnicas do Kathak e do Odissi.
Além do Odissi, quem for participar dos workshops também aprenderá o Kathak, outra dança clássica templária, que foi alterada por influências persas e muçulmanas. O trabalho rítmico intrincado dos pés, associado às piruetas e delicados gestos de mãos traçam o estilo da dança. Temzs sobre Krishna são freqüentes, garantindo a tradição de contadores de histórias dos dançarinos de Kathak. “Quem pratica essa dança se sente melhor fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. O dançarino aprende a ter mais maturidade emocional tendo, às vezes, que dançar quando está em momentos de crises pessoais, ou mostrar tristeza quando está muito feliz”, diz Parwati.

Devoção

Para Andréa, a tradição templária das danças clássicas indianas nos faz entrar em contato com nossa ancestralidade, na presença inegável da divindade que todos nós trazemos internamente e que se manifesta através da beleza dos gestos da dança, do ritmo e da música. O sentimento devocional inerente à dança indiana é o caminho promissor de encontro com a divindade. Além disso, há a promessa, para aquele que a pratica, de alcançar o encontro interno entre nossas energias masculinas e femininas, a tão almejada união céu e terra, ou Shiva e Shakti. Fisicamente, tanto o Odissi quanto o Kathak, proporcionam alongamento e tonificação do corpo, melhorando o sistema ósseo-muscular e cardiovascular.
Os workshops acontecerão no Espaço Rasa e haverá aulas em outro espaço, não definido até o fechamento desta edição. As aulas são abertas a quem tiver interesse em conhecer mais sobre o Odissi e o Kathak, e haverá aulas especiais para dançarinos. No dia 23 de setembro, às 20h30, Pawati Dutta irá ministrar uma palestra no Espaço Rasa, abrindo o ciclo de workshops. A tradução será de Andréa Prior e será servido coquetel indiano. Confira datas e valores dos workshops no Espaço Rasa ou no site.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA