Consciência corporal

0
1043

É de conhecimento geral que a atividade física oferece vários benefícios para a saúde e para uma melhor qualidade de vida, sendo fundamental no cotidiano de pessoas de todas as idades. A fim de evitar futuras limitações físicas, causadas por vícios posturais é bom começar uma atividade o quanto antes. Que tal Pilates?
Criado pelo alemão Joseph H. Pilates (1880-1967), este método de condicionamento físico tem como objetivo principal promover a consciência corporal através da harmonia entre o corpo e a mente. Seu método foi desenvolvido a partir da adaptação das molas das camas dos hospitais para melhorar a condição física dos pacientes. Em 1920 o método foi estruturado e foram desenvolvidos aparelhos específicos usados até os dias de hoje e que nada se assemelham aos usados em academias de ginástica convencional. Segundo a educadora física, especializada em fisiologia do exercício e reeducação do movimento, certificada pela Polestar Education, Luciana Araújo, as molas podem facilitar ou dificultar os exercícios, embora o Pilates também possa ser feito no solo, dependendo do objetivo de cada aula. “As aulas são elaboradas de forma dinâmica e personalizada, respeitando as limitações físicas de cada um. A técnica pode ser praticada por qualquer pessoa, do sedentário ao atleta, do adolescente ao idoso, por grávidas e pessoas em fase de reabilitação”.
Ela explica que é feita uma avaliação com o aluno para elaborar um repertório de exercícios que atenda seus objetivos; seja melhoria do condicionamento físico, aumento da força e da resistência muscular, desenvolvimento do equilíbrio e aumento da flexibilidade, melhoria da capacidade respiratória, alívio do estresse ou prevenção de lesões. “O resultado do Pilates para todas as pessoas é uma maior consciência corporal nas atividades diárias, diminuindo a sobrecarga sobre os músculos e articulações, principalmente na coluna”, observa.
Em seu espaço de atendimento, instalado há um ano na região, Luciana trabalha com todos os aparelhos de Pilates em grupos de no máximo três pessoas ou individualmente. Os horários das aulas são flexíveis e se encaixam entre segunda e sexta-feira, das 7 às 21h. Na dúvida, Luciana convida para uma aula experimental gratuita.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA