Brincando de ser criança

0
968

Não há criança e nem adulto que não se renda a brincadeiras com peteca, pião ou carrinho de rolimã. Mais ainda à magia das casinhas de boneca, das bonecas de pano e dos brinquedos de madeira; ao desafio de jogos como resta um, bilboquê e batalha naval. O Dia das Crianças, 12 de outubro, pode ajudar a resgatar a intensa relação entre a criança e o brinquedo, muita vezes trocada pelos computadores e jogos eletrônicos. Estes podem ser modernos, mas não substituem o prazer de interagir com o outro proporcionado pelas brincadeiras populares e pelos brinquedos educativos.
Brincar é o verbo da criança, principalmente na Pindorama Brinquedos Educativos, a loja mais colorida da Vila, localizada na esquina da rua Purpurina com a Girassol. “São brinquedos para a criança brincar de verdade”, diz a proprietária Débora Chvaicer. Segundo ela, é difícil achar alguma coisa na loja que seja um mero bibelô. Até as bonecas de pano tem uma razão de ser. Tem boneca que troca de roupa e, até mesmo, boneca grávida, muito procurada por mães que terão o segundo filho. “Estou há nove meses na Vila, um bairro alternativo, que tem muita gente de fora e muita gente que se identifica com a proposta da loja que é lúdica e educativa. Quando eu tive filho, trabalhava na área de vídeo e produção e tive vontade de mudar de ramo, de trabalhar para mim mesma. Estava com uma criança pequena e brinquedo era o produto que mais me interessava. Sempre fui daquelas que adora passear horas em lojas de brinquedo”, conta.
Não podemos esquecer que brincar é a atividade mais importante na vida de uma criança e incentivar essa brincadeira com brinquedos adequados é um estímulo para a formação de um indivíduo crítico, seguro e feliz. Na Pindorama as opções são variadas: há um bonecão de atividades, por exemplo, que estimula a criança a aprender a abotoar e a desabotoar roupas e a calçar sapatos; outro brinquedo divertido é um livro de pano cheio de personagens onde a criança pode criar histórias variadas. Também interessantes são os brinquedos de madeira, entre eles, instrumentos musicais, pega varetas gigante igual aquele que fez sucesso na década de 1980, arca de Noé passa formas, patinete, futebol de dedo, kit’s para pintura e arte que estimulam a criatividade, o raciocínio, a atenção, etc.; e até mesmo kit’s para fazer pipa e kit’ com corda, bilboquê, bola de gude, ioiô e pião.
Para quem já cresceu, mas, ainda bem, não se esquece de ser criança, a Pindorama oferece uma variedade de jogos como o “Jogo das Sombras” para ser jogado à luz de velas, e uma linha de jogos estrangeiros, como o “Mancala”, jogo africano com mais de sete mil anos de existência. “É preciso ter sempre novidades, estamos sempre reciclando. E não cabe tudo! Sempre buscamos coisas diferentes”, lembra Débora. Ela ainda acrescenta que grande parte dos brinquedos da Pindorama são artesanais e outros são provenientes de ONG’s como a Associação Monte Azul, que produz as bonecas de pano grávidas, entre outras. Há ainda CD e livros infantis da melhor qualidade.
Sendo assim, antes de comprar os presentes de Dia das Crianças para seus filhos, vá conhecer a Pindorama, onde as brincadeiras de verdade acontecem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA