Bichos mais saudáveis

0
1284

Só quem convive com animais sabe como eles trazem alegria para dentro de casa. É por isso que uma das coisas mais tristes que existem é quando um cão ou gato adoece. É o caso da diabetes, doença que também atinge nossos amigos peludos.
Os animais de estimação vêm desenvolvendo diabetes com bastante freqüência. As raças caninas mais predispostas ao diabetes são poodle, cocker, beagle, fox paulistinha, pinscher, rotweiller, schnauzers. Nos gatos, a disfunção tem sido diagnosticada em raças mais populares, como o siamês, por exemplo.
Um gato ou um cão com diabetes precisa tomar doses diárias de insulina para sobreviver. E quem tem que fazer isso com uma dose enorme de afeto é você, porque o bichinho normalmente está debilitado. O animal exige amor sem limites e muita paciência. “A diabetes é desencadeada pela falta de insulina, completa ou parcial. Existem animais que não produzem insulina e outros que produzem pouca insulina. A insulina é importante para fazer com que a glicose entre nas células do corpo, para que o organismo aproveite a comida que foi ingerida. Quando o animal tem deficiência de insulina, ele tem hipoglicemia. Ele não absorve glicose”, explica a médica veterinária Renata Halpern, do Centro Veterinário Mourato Coelho (CeVe).
Segundo Renata, o diagnóstico da diabetes, assim como em humanos, é feita por medição de glicemia. Geralmente, o animal diabético bebe muita água, faz muito xixi, come muito e emagrece. “Isso acontece porque, por mais que ele coma, não absorve os nutrientes. Ao se notar estes sintomas, o animal deve ser encaminhado ao veterinário. Se ele for diabético, o cão irá tomar injeção de insulina diariamente. No gato é diferente. Ele pode ser tratado com comprimidos ou com injeção. É um tratamento para a vida inteira do animal, senão ele pode ficar mais doente”.
Em outubro, você pode levar seu animal até o Centro Veterinário para fazer o teste de glicemia gratuitamente. A campanha foi idéia de Renata, em parceria com a Roche. “Basta trazê-lo para fazer o teste e o resultado sai na mesma hora”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA