Benefícios do vegetarianismo

0
869

Quem busca qualidade de vida não pode se esquecer da alimentação. Alimentar-se bem é a base para ter disposição para trabalhar, para cuidar dos filhos e da casa, para namorar, enfim, para estar bem consigo mesmo. E para que isso aconteça, vale apostar em uma alimentação saudável, como a vegetariana. É por isso que o Grupo de Meditação da Vila Madalena da Self-Realization Fellowship vem realizando, duas vezes por semestre, um curso de culinária vegetariana.
A professora Patricya Imotica explica que o curso é prático e visa ensinar as pessoas que a comida vegetariana pode ser, além de saudável, extremamente prazerosa e deliciosa. “Fazemos uma média de três a quatro pratos por curso. Os alunos recebem uma apostila e fazem perguntas práticas sobre o que vamos fazer. Trocamos idéias e cada um conta suas experiências”.
Os benefícios da culinária vegetariana são vários. Segundo Patricya, ao se evitar o consumo de carnes vermelhas e brancas em excesso, o organismo se mantém mais saudável e limpo, conseguindo processar melhor a comida. “Comer mais legumes, verduras e proteína de soja é uma prática saudável na medida em que desintoxica o corpo de alimentos mais pesados e dá oportunidade a todos os órgãos de se manterem nutridos, mas apenas com aquilo que é necessário”. Patricya observa que a proteína de soja tem sido estudada por muitos e parece ser um fator, especialmente na mulher, de regulagem de hormônios, etc. “A partir do momento que se percebe que as carnes não são necessárias para uma dieta equilibrada, há a necessidade de se procurar outro tipo de ingredientes e outra maneira de cozinhar e comprar comida”.
A dieta vegetariana inclui todos os grãos, as nozes, as verduras e legumes de todos os tipos, condimentos variados, frutas secas, etc. “Aprendemos a comer bem e nos mantermos bem com alimentos mais frescos, menos cozidos, sem perder as proteínas contidas neles”, acrescenta.

Meditação

A Self Realization Fellowship é uma organização sem fins lucrativos fundada por Paramahansa Yogananda, em 1920 e com sede na Califórnia, Estados Unidos. A organização tem como objetivo difundir os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, sobre como unir-se a Deus através de uma prática espiritual baseada nos ensinamentos da Yoga. Estes ensinamentos estão no livro “Autobiografia de um Yogue”, onde Yogananda conta sua vida na Índia, com seu Guru, e todas suas experiências espirituais.
“A meditação é a base de todos os seus ensinamentos e para nós ocidentais nos ensina a aquietar a mente para podermos comungar com Deus. A mente é como um rio turbulento, que se perturba com tudo a seu redor. A grande sabedoria consiste em acalmar a mente, para que se possa perceber que não somos o corpo, mas muito mais que isto, a alma que é cheia de sabedoria infinita de Deus”, explica Patricya.
Quem se sentir atraído pelos ensinamentos de Paramahansa Yogananda pode escrever para a Self Realization para receber lições impressas para que possam ter uma prática espiritual diária. Além disso, as pessoas que quiserem saber mais sobre os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, também podem participar do grupo da Vila Madalena. Este grupo se reúne as quartas-feiras, das 20 às 21h, e aos domingos, das 10 às 12h. No último domingo de cada mês há uma Escola Dominical para crianças de cinco anos até adolescentes de 17 anos. O grupo mantém ainda um grupo de jovens adultos que reúne uma vez por mês, aos domingos a tarde. “Todas estas atividades têm como objetivo a prática espiritual baseada nos ensinamentos de Yogananda, a comunhão com Deus e a amizade divina que se estabelece com os outros participantes”, completa Patricya.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA