Arte em oratórios

0
951

O repórter Fernando Rocha, da TV Globo, apresenta em sua primeira exposição batizada de “Colatório” uma série de colagens confeccionadas em oratórios e painéis de madeira, fazendo uma releitura desses objetos, com base na découpage (técnica que consiste em selecionar, recortar e colar figuras sobre móveis, madeira, vidros, plásticos etc.). Palavras, frases, figuras de mulheres, homens, flores, artistas famosos, personagens de história em quadrinhos, animais… Todos estes temas fazem parte do universo dessa mostra, abrindo-se num cenário multicolorido e lúdico.
O hobby do jornalista Fernando Rocha já vem desde criança, com a paixão por adesivos, mas há dois anos, a partir da arte-terapia, aprimorou-se em colagens, criando peças com os mais diversos significados. Entre seus trabalhos estão um painel com colagens de vários santos; e uma cerca de jardim: cada ripa, uma palavra. “É como escrever, porque você expõe o seu lado mais pessoal naquilo que está criando”, diz Fernando.
Ele, que já domina o contexto da colagem, explica que a découpage não significa recortar a figura em quadradinhos e colar. “Há todo um processo de seleção e recorte da figura, respeitando o seu contorno e o seu movimento”, esclarece. “Além disso é preciso tratar a madeira com uma cola especial, e depois do trabalho pronto, dar o acabamento em verniz”.
Para alimentar a coleção de figuras e palavras que mantém o seu hobby, Fernando tornou-se um garimpeiro de sebos, catálogos, revistas antigas e importadas, de onde busca inspiração para os seus futuros trabalhos.
Integram a exposição “Colatório” seis oratórios e dez painéis que podem ser vistos no Estação Vila Bar, até 26 de setembro. Visitação gratuita, todos os dias, a partir das 18h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA