Animais terapeutas

0
1149

No Canadá e África do Sul, além de em vários países da Europa, há mais de quarenta anos utiliza-se animais em processos de terapia e de aprendizagem humanas. Aqui no Brasil, em Campinas, podemos citar o trabalho da terapeuta Miria Weller promovendo a inclusão social de crianças da favela do Real Parque – encaminhadas pela Fundação Pró-Menor – pela prática do volteio. Esta modalidade possui características da ginástica olímpica. Nela as crianças montam individualmente, em duplas ou trios, sem precisar dominar o animal, sem uso de sela, só com manta e cilha de duas alças. Miria recomenda o volteio especialmente para aquelas crianças que mostram “resistência” quando em contato com profissionais da área psico-educacional, que não se abrem mais para os outros, nem neles confiam, principalmente nos adultos. Conforme o fisiatra Luis Antônio de A. Botelho, o ato de cavalgar traz aumento da auto-confiança, auto-controle, e auto-estima. Ajuda portadores de autismo ou síndrome de Down. Facilita o aprendizado pela atenção, disciplina e responsabilidade de se manejar um grande animal. A hipoterapia também é utilizada para trabalhar o equilíbrio do tronco, sustentação da cabeça, tratar a hipotonia muscular, mobilizar as articulações do quadril, da pelve e da coluna vertebral, com o andar do cavalo produzindo o balanço tridimensional do paciente. Nos casos de grandes incapacidades como paralisia cerebral, lesão medular e até tetraplegias — o ato de montar ainda possibilita o deslocamento livre do paciente no espaço, trocando “duas pernas paralisadas por quatro boas”.
Já os cães e gatos são reconhecidos “terapeutas” para solitários, ainda mais quando idosos; e para pessoas com dificuldade de mostrar afeto ou afastadas do convívio social por motivo de doença, pra citar alguns exemplos.
A Organização Brasileira de Interação Homem Animal Cão Coração (OBIHACC) ONG /OSCIP, que desenvolve o projeto “Cão do Idoso” e o programa “Melhores Amigos” em São Paulo, promove agora o curso “Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais” (A /E / TAA). Ele é voltado para profissionais da área médica humana, animal, para voluntários e estudantes. Com 63 horas de duração, o curso tem como objetivo o desenvolvimento das diferentes áreas dentro da A /E /TAA abordando os temas educação, bioética, fisioterapia, psicoterapia, com a utilização de animais exóticos, cães e gatos. Fornecerá conhecimento básico e avançado para o desenvolvimento da A/E/TAA e formação de grupos ou ONGs para prestação deste trabalho à comunidade. As aulas serão aos sábados e domingos nas seguintes datas: em setembro, nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30. E em outubro nos dias 6, 7 e 20. Veja no quadro os locais onde o curso, com aulas teóricas e práticas, será ministrado.

Aulas Práticas:
Casa dos Velhinhos Ondina Lobo – SP – (www.ondinalobo.org.br)
Recanto da Vovó – Cotia – SP (www.recantodavovo.org.br)
Hípica Paulista – Rua Porto Martins, 342
Brooklin Ong Zooterapia – São Roque (www.zooterapia.org.br)
(com almoço e transporte incluso para Recanto da Vovó e ONG Zooterapia)

Aulas Teóricas:
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
www.dantepazzanese.org.br
Av. Dante Pazzanese, 500 – Vila Mariana – São Paulo (SP)
CEP: 04012-180

Investimento:
R$800,00 à vista ou em 4 vezes (primeira parcela até 15/08)
INSCRIÇÕES: cursotaa@projetocao.org.br

Informações:
(11) 9131 5494
Vinicius F. Ribeiro – Fisioterapeuta e Coordenador do Curso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA