Alimentação na dose certa

0
849

É grande o número de pessoas que pratica atividade física de manhã. É certo sair da cama e ir rapidinho se exercitar? Devemos comer antes? Intrigados com essas perguntas, fomos procurar uma nutricionista especialista em nutrição esportiva para nos esclarecer. Aqui na Vila Madalena encontramos Nina Lotaif, cuja pós-graduação foi sobre bases nutricionais para atividade física. Ela garante: “Quem vai para a academia de manhã, ou em qualquer horário, sempre deve se alimentar antes. Ao contrário do que muitos pensam, o organismo tem que estar preparado para fornecer substratos energéticos para que essa atividade traga benefícios ao corpo, como, por exemplo, ganho muscular e perda de gordura”. Ela explica: “A falta de gordura antes de uma prática esportiva pode acarretar perda muscular, pois o jejum faz com que não haja esse substrato energético no sangue, essencial para o ganho muscular ou até mesmo para um bom rendimento esportivo”. Ocorre então que a procura por energia encontra o músculo e aí haverá a queima muscular ao invés da gordura. “Não podemos esquecer que o maior fornecedor de energia para a prática esportiva é o carboidrato”, diz Nina. Uma coisa prática e rápida que ela recomenda é uma fonte de proteína (como o iogurte, queijo ou soja), uma fonte de carboidrato complexo, que são ricos em fibras (pão integral, cereal integral, torradas) e uma fonte de vitamina (frutas). “Um lanche nutritivo, ideal para que se possa obter o resultado desejado”, ensina ela.
A nutricionista também atende pessoas que desejam fazer uma alimentação mais equilibrada e com isso perder peso. “Hoje se fala muito em dietas milagrosas, toma-se muitos remédios e esse não é o caminho certo. Não devemos nos preocupar a curto prazo. Devemos criar hábitos saudáveis e, a longo prazo, obter o peso desejado com saúde”, diz Nina. Assim é possível manter-se bem para toda vida. Nina afirma que “tirando frituras, gorduras saturadas, trans, muito açúcar, uso abusivo de refrigerantes, pode-se comer de tudo, sempre com moderação”. Dieta não pode ser vista como uma punição, tem que ser uma coisa gostosa de se seguir, sem muitas restrições, com hábitos saudáveis.
Final de ano chegando, Nina garante que é possível perder uns quilinhos até dezembro. “Fazer dieta não é passar fome, ficar fraca, tonta, isso é coisa do passado”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA