Aikido: a arte da paz

0
970

Morihei Ueshiba (1883-1969) foi um grande artista marcial do Japão. Aprendeu vários estilos de jiu-jitsu com grandes mestres durante sua vida. Dedicou-se com afinco à arte da espada japonesa (ken) e aprendeu os segredos das escolas mais famosas. Mesmo como um velho homem de 80 anos ele podia desarmar qualquer inimigo, derrubar qualquer número de atacantes e imobilizar o oponente com um único dedo. Além de invencível como guerreiro, era um homem de paz que detestava lutas, guerras ou qualquer tipo de violência. Durante um desentendimento com um oficial da marinha compreendeu que as artes marciais não deveriam ter finalidade destrutiva, mas sim servir como um caminho para manter a paz e compreender o universo. Foi com essa “iluminação” que Morihei Ueshiba tornou-se o grande mestre do Aikido, composto de técnica e filosofia.
A maioria das artes marciais visa derrotar um inimigo. Conhecido como a arte da paz, o Aikido é uma prática que busca harmonizar o ser humano e ajudá-lo na resolução de conflitos, internos e externos, físicos ou não, por meio da não resistência, da aceitação e do respeito, sem imposição de força. O objetivo principal é o autoconhecimento, a saúde e o desenvolvimento físico, mental, emocional e energético, sendo a defesa pessoal uma conseqüência dos treinamentos.

Domínio mental

Segundo, Sensei Severino, mestre faixa preta 6º Dan pelo Japão, fundador da Federação Brasileira de Aikido (Febrai) e do Tsurugui Dojo, um centro de práticas da cultura oriental na Vila Madalena (Aikido, Kendo, Ikebana, Cerimônia do Chá e Go), a única competição é do praticante consigo mesmo, em busca do constante aperfeiçoamento e superação das adversidades internas como medo, insegurança, raiva e ego, seus verdadeiros inimigos. Ele afirma que o Aikido possibilita ao praticante desenvolver a capacidade de domínio mental e, independente do porte físico, dominar uma outra pessoa bem mais forte, seja homem, mulher ou uma criança.
Nos treinamentos, os praticantes aprendem a se colocarem em harmonia com o parceiro, executando os movimentos circulares, arremessos e chaves, sem o uso da força. As técnicas dos movimentos estimulam os mesmos pontos usados no shiatsu e acupuntura, contribuindo assim para a manutenção da saúde. É indicado para homens e mulheres de todas as idades que queiram se tornar mais centrados e pacíficos, com maior capacidade para resolver conflitos sem recorrer à violência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA