Abaixo o estresse!

0
919

O dia-a-dia cada vez mais agitado das grandes metrópoles faz com que as pessoas procurem alternativas para melhorar a qualidade de vida, seja por meio de uma alimentação mais saudável e equilibrada, atividades físicas ou práticas meditativas. Yoga é sempre uma excelente opção para quem busca mais saúde e autoconhecimento.
Dentre as linhas do Yoga existe o Vidya Yoga, uma congregação filosófica que tem como objetivo proporcionar aos seus praticantes e seguidores condições favoráveis para “o despertar da consciência espiritual por meio do autoconhecimento e auto-realização”. Para isso, uma aula de Vidya Yoga é composta de muitas técnicas, práticas e rituais milenares da filosofia Vidya Yoga surgida no Himalaia há mais de 10 mil anos. “O objetivo é o desenvolvimento do ser humano. Para isto existe vários caminhos”, justificam Rajiv e Vinita Satyanarayana, instrutores e proprietários da unidade Pinheiros da rede Vidya Yoga Ashram.
Segundo eles, a prática do Vidya Yoga, em primeiro lugar relaciona-se com o corpo e suas funções biológicas, sendo que, em princípio, os efeitos sentidos são relaxamento geral e bem-estar físico. Depois vem a mente, com sentimentos e comportamentos, as emoções e aspectos filosóficos. E finalmente, o último aspecto a ser desenvolvido com a prática é o despertar da consciência, chamado de Samádhi em Sânscrito.
Rajiv e Vinita explicam que a aula de Vidya Yoga é um ritual de 1h30 dividido em cinco etapas: saudação inicial que transmite energia saudável e positiva para as pessoas e o ambiente (Puja), expansão da energia através do controle respiratório, que aumenta a capacidade respiratória, combatendo a poluição e o envelhecimento precoce, além de aumentar a concentração e a memória (Pranayama), posições físicas que induzem a um estado de interiorização e concentração, aumentando a consciência do corpo e das suas funções, assim como o seu controle (Ásanas), técnica de relaxamento físico, mental e emocional, que combate o estresse, a depressão e a ansiedade (Yoganidra) e as técnicas de concentração e meditação para desenvolver e aumentar a energia mental alcançando um domínio muito grande sobre o corpo, a saúde e a vida (Dhárana).
“O Vydia Yoga visa uma melhor qualidade de vida tanto para quem o pratica como para o meio em que vive”, observa Rajiv, acrescentando que os alunos podem freqüentar quantas aulas quiserem dentro da grade de horários. O Vydia Yoga Ashram organiza grupos de estudos, encontros, viagens, palestras e orientação para quem quiser entender mais sobre a filosofia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA