Um museu para Vila

0
1053

Kátia Gomes

Dia 22 de agosto, data da 27ª Feira da Vila Madalena, será inaugurada também a exposição “A Vila em Cartaz”, que trará para o Espaço Vip da feira (área restrita aos convidados e equipe do Guia da Vila Madalena) e posteriormente para a Livraria da Vila a coleção de cartazes de divulgação da Feira da Vila desde seu surgimento em 1977. A iniciativa é do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade da PUC/SP e tem por objetivo ser o pontapé para a criação de um Centro de Memória, Cultura e Cidadania da Vila Madalena.
O Núcleo de Estudos existe há quase dez anos e se dedica a teses de doutorado, mestrado, iniciação cientifica entre outras atividades, tendo já realizado pesquisas históricas em bairros como Vila Mariana, Cidade Tiradentes e Pacaembu. Porém, um projeto arrojado como o centro, o qual pretende ser uma referência histórica em diferentes linguagens (artes plásticas, música, literatura, fotografia) é o primeiro. “O fato de ter nascido, vivido e por freqüentar o bairro somado à sua riqueza cultural, me levou ao projeto de pesquisa e intervenção social”, diz Yvone Dias Avelino, historiadora, professora dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC e coordenadora do Núcleo de Estudos.
A partir da idéia de pesquisar o bairro, Yvone procurou pelo Centro Cultural da Vila Madalena (CCVM), e logo ao entrar na sede se encantou com os cartazes espalhados aleatoriamente pelas paredes. “É incrível como a trajetória de um bairro, cidade e até país pode ser mostrado através de imagens”, comenta a historiadora, que logo após a abertura da mostra, nos dias 23, 24 e 25, a partir das 19h, fará uma mesa redonda, intitulada “Vila das Artes: Olhares Cruzados”, na Livraria da Vila, com artistas e intelectuais da região que discutirão diferentes aspectos do bairro. Entre as presenças confirmadas estão Paulo Caruso, Ivo Pezzotti, Ênio Squeff, Fábio Cintra, Arrigo Barnabé, José Luiz de França Penna e Antônia Calazans.
A exposição permanecrá por 15 dias na livraria, seguindo itinerantemente por São Paulo até regressar ao lugar de origem, mais precisamente para o Centro de Memória, que em princípio ficará no CCVM. Aguarde!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA