Teatro de bolso

0
1083

O Espaço Cultural Alberico Rodrigues é resultado do ideal do professor Alberico, que sempre sonhou montar uma casa de cultura que pudesse deixar como herança para a cidade de São Paulo. Com perseverança e criatividade o professor conseguiu realizar este projeto em 1998.
Localizado na praça Benedito Calixto, este centro cultural já é uma referência na região para estudantes, artistas, escritores, poetas, professores e aqueles que simplesmente gostam de ler jornais, revistas e consultar bons livros, enquanto saboreiam um cappuccino ou um café expresso. Um dos destaques do Espaço Cultural Alberico Rodrigues é o mural “Mentes raras da literatura”, o qual o professor levou seis anos para selecionar escritores, obras e fotos representativas. Os bustos de Homero, Camões e Machado de Assis dispostos nas entradas também chamam atenção no espaço.
Apaixonado como é, Alberico não se dá por satisfeito e segue disposto a inovar. Sempre conquistando seus projetos com recursos próprios, “colocando a mão na massa”, como diz, sua mais recente iniciativa levou três anos para ser concluída: o teatro de bolso. “Este é mais um item do projeto ‘Espaço Cultural Alberico Rodrigues´ que tem como finalidade realizar eventos culturais”. O professor conta que os eventos aconteciam de forma precária, pois o espaço não dispunha de infra-estrutura adequada como sistema de iluminação, por exemplo. Aos poucos a sala do andar superior do centro cultural, de cerca de 50 m² , foi se transformando em uma pequena sala de teatro com capacidade para 50 pessoas na platéia.
Pequeno, mas aconchegante. Assim é o teatro de bolso do professor Alberico, que se destinará a monólogos ou peças com elenco de até três atores, já que o espaço para encenação é bem reduzido. Alberico ressalta que o teatro também pode ser usado para realização de leituras dramáticas, ensaios de grupos teatrais, palestras e cursos. Enfim, tudo que se destine à cultura. “Os atores têm uma certa dificuldade em encontrar espaços como este, com característica diferente dos teatros convencionais, onde podem fazer suas experimentações”.
O teatro de bolso foi inaugurado, dia 9 de março, com o monólogo: “Procura-se uma supermulher”, com Zezé Bueno. Está programado um sarau lítero-musical para acontecer dia 29 de abril. O professor Alberico desde já agradece sua presença : “bem-vindos sejam ao Espaço Cultural Alberico Rodrigues”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA