Saúde que vem da boca

0
1084

Quando se diz que uma vida saudável começa pela boca, não significa que devemos prestar atenção apenas nos alimentos que ingerimos, mas também nos dentes, que na maioria das vezes podem refletir como está a nossa saúde.
Na década de 60, alguns pesquisadores odontólogos começaram a sistematizar e registrar suas observações a respeito das potencialidades da boca através de uma visão ampla do ser humano.Neste estudo – a Biocibernética – a boca é vista como fator de sustentação e sabedoria humana: uma programação biológica que pode alcançar o tratamento do ser humano na sua totalidade. Por isso, desequilíbrios emocionais e corporais podem ser identificados por disfunções apresentadas na boca e dentes.

Temperamento

O principal enfoque da Biocibernética é que, para o dentista, o paciente é mais do que uma boca, ou seja, a boca está inserida dentro desse complexo sistema biológico, que é o próprio paciente, sendo que o alvo do tratamento é o ser humano como um todo. “A ortodontia não é mais utilizada somente visando benefícios estéticos”, diz a dentista Priscilla Elizabeth Ferin P. da Silva. Segundo ela, um dente mal posicionado pode gerar dores no pescoço, na coluna, afetar a visão e até mesmo causar problemas articulares. Além disso, pode influir no temperamento da pessoa, e até mesmo causar gastrite, enxaquecas e depressão. “Quem tem os caninos muito pra fora, muito aparentes, pode ser uma pessoa muito agressiva e nem perceber a agressividade. Tem gente que tem a mordida cruzada, o queixo pra frente ou a lateral, a parte de baixo do maxilar desviada. Ela provavelmente é uma pessoa mais rígida, mais turrona”, exemplifica, lembrando a importância do dentista observar a parte psicológica do paciente.
“A biocibernética é aplicada na reestruturação de toda a parte mastigatória, deglutição e da fala. E é bom deixar claro para pessoa que já foram em neurologistas, ortopedistas, e que não resolveram o problema, deve prestar atenção na boca porque uma alteração na saúde pode ser causada por um dente fora do lugar”, lembra a dentista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA