Roupas de cama em dia

0
1259

Kátia Gomes

Manter a roupa de cama e banho sempre macia e conservada exige alguns cuidados especiais, que vão além da troca uma vez por semana. O ideal é que depois do inverno se lave os cobertores, colchas e edredons para guardá-los até a próxima temporada. Isto evita o acúmulo e a proliferação de fungos e bactérias nos tecidos. Para quem gosta de cuidar dos suas próprias peças, a atenção não pára por aí.
Há uma série de detalhes a serem levados em consideração se quiser que os cobertores, colchas, edredons, lençóis e toalhas tenham vida longa. Primeiro: o excesso de peças colocadas na máquina de lavar aumenta o atrito entre elas, ocasionando o desbotamento e desgaste do tecido. O mesmo acontece com as peças dobradas. Os locais das dobras sofrem maior atrito, aumentando o desgaste do tecido e o desbotamento nestas áreas. O excesso de sabão em pó e amaciantes também pode provocar manchas e desbotar, assim como lavar as peças no tanque e usar escovas. Outra dica para evitar a perda do brilho das cores e manchas é não deixar as peças de molho por tempo prolongado e separá-las pela tonalidade e intensidade das cores. Também não é recomendável misturar artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre estes tecidos provocam a formação de bolinhas.
Após a lavagem, é preciso colocar as peças para secar imediatamente. A permanência das peças úmidas pode causar manchas. Além disso, pode provocar vincos difíceis de serem eliminados em artigos algodão/poliéster. As peças devem secar abertas no varal, à sombra. Quando utilizar secadora, os artigos algodão/poliéster devem ser secos em temperatura morna, também separados dos artigos 100% algodão.
No caso específico de cobertores, colchas e edredons é preferível evitar lavá-lo e secá-lo em máquinas domésticas. Estes artigos são muito volumosos e o atrito com as paredes e o agitador das máquinas provoca desgaste do tecido e desbotamento das cores localizados. Além disso, a manta que recheia estes artigos sempre perde volume após as lavagens e secagens. Na hora de passar, é a mesma coisa: o calor e o peso do ferro diminuem o volume da manta. Os edredons são pesados demais para lavar em máquina e grandes para serem lavados à mão. A melhor opção é mandar para a lavanderia que dispõe de produtos e equipamentos de alta tecnologia específicos para lavagem e secagem destas peças e mão-de-obra qualificada. Além disso, o serviço é rápido e o preço acessível compensa a comodidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA