Respirando para cantar

0
1318

A respiração é um ato natural que nos acompanha durante toda a vida, do primeiro ao último minuto. Embora sempre presente, não se repete da mesma forma. Alterações físicas ou emocionais tendem a alterá-la. Quem nunca perdeu o fôlego? É para entender como a respiração ocupa seu “espaço” no corpo e como pode gerar um movimento criativo tal como o canto, que a professora de canto e doutoranda em musicologia pela USP, Wânia Storolli, desenvolve o curso de “respiração vivenciada”.
Ela explica que o trabalho com respiração e voz objetiva o bom uso de ambas, sendo fundamental para uma vida mais saudável e para os que dependem da voz profissionalmente, tais como atores, cantores, professores ou pessoas que precisam falar diante de uma platéia. “O processo de consciência e vivência da respiração apresenta um lado terapêutico que visa a auto-descoberta e auxílio na busca de equilíbrio das funções fisiológicas e aspectos emocionais. É também técnica de relaxamento e base para a expressão artística vocal, fala ou canto”.
Segundo Wânia, a influência que fatores como movimento e respiração exercem no canto é o aspecto central de uma investigação prática por meio de exercícios respiratórios que envolvem diversas regiões do corpo. A proposta de experimentar o movimento que pode surgir da respiração é a base da Respiração Vivenciada, desenvolvida pela professora alemã Ilse Middendorf.
Além desta prática, Wânia destaca que são introduzidas técnicas corporais complementares para aprimoramento da consciência sensorial, trabalhando-se também com exercícios de técnica vocal e improvisações vocais livres em conexão ao movimento. O curso pretende ainda criar condições para um melhor aproveitamento da respiração e da voz, gerando maior projeção desta com menor esforço, além de oferecer estímulos para a exploração musical da voz e criação de uma performance por meio da vivência das relações entre movimento, respiração e voz.
As aulas são dadas em pequenos grupos ou individualmente para jovens e adultos acima dos 14 anos. As matrículas estão abertas. Aproveite esta experiência!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA