Princípio do Infinito em festa

0
1271

Kelly Monteiro

Este mês, o Princípio do Infinito Entreposto Cultural comemora um ano na Vila Madalena cumprindo a proposta de aproximar a comunidade do que há de melhor na cultura brasileira. Com um diferencial: na loja é possível encontrar as mais diversas raridades sobre música, teatro, cinema, literatura e manifestações populares.
Resgatar o que foi e está sendo feito pelos mais diversos artistas brasileiros é a idéia da jornalista Lina King. Segundo ela, a profissão facilitou o acesso às raridades e sua “missão” é difundir, trazer para as pessoas esse enriquecimento cultural. “É um trabalho de garimpagem em editoras e gravadoras, na Funart, Imprensa Oficial, entre outros”, diz.
Ou seja, se você tem curiosidade, estuda e quer aprender mais sobre o que as pessoas andam produzindo por esse Brasil afora, o lugar certo é o Princípio do Infinito. Só para se ter uma idéia, os aficionados por música irão encontrar o mais puro som do recôncavo baiano na coleção “Bahia Singular e Plural”, que contém história, letra e cifras de músicas, mapas, etc.; CD’s raros de artistas como Dorival Caymmi, Flora Purim e Eddie de Olinda, coleções de samba, chorinho, ou seja, o que há de melhor na música popular brasileira.

Artesanato

O artesanato é um detalhe à parte. O Princípio do Infinito abre espaço para uma coleção preciosa que não se encontra em qualquer lugar. Lina cita como exemplo as almofadas de cetim feitas por Dona Lilita, de Mairi, interior da Bahia. “O filho dela, Roberto Pedreira, foi o arquiteto aqui da loja. A dona Lilita havia feito uma almofada para ele e ele me mostrou a foto. Fiquei apaixonada e hoje as senhoras de Mairi estão fazendo almofadas exclusivamente para a loja”. Há ainda bordados feitos por mulheres de Diadema, sereias feitas por seu Jorge, de Salvador e os santos do seu Eurípides, de Anápolis, Goiás. Tudo isso fruto de um trabalho apurado de uma pesquisadora curiosa e amante da cultura popular.
Para comemorar este um ano de sucesso no bairro, o entreposto estará com promoções especiais a partir do dia 15 de julho. “Estou apostando muito neste ciclo de um ano que está se fechando e abrindo um novo. Quero dividir toda essa cultura com as pessoas”, avalia Lina, satisfeita com o retorno recebido dos freqüentadores da loja.
Aproveite para conhecer o Princípio do Infinito e todo seu acervo. Tome um café, ouça um disco, descubra um livro e dê sugestões, afinal, nada melhor e mais enriquecedor do que a descoberta da nossa cultura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA