O fim das varizes

0
1439

Kelly Monteiro

No verão, nada pior para atormentar a vida das mulheres e dos homens mais vaidosos do que as varizes ou os “vasinhos”, veias avermelhadas ou azuladas que aparecem nas pernas. Por isso, o inverno é a melhor época para tratar deste problema, seja ele por uma questão estética ou de saúde. Alguns dos tratamentos deixam cicatrizes ou hematomas, ou seja, não se pode tomar sol durante 30 dias pelo menos.
Varizes são veias doentes dos membros inferiores que se dilatam, alongam e ficam tortuosas. Já os vasinhos e microvarizes são mais superficiais. As causas são as mesmas: predisposição genética, gravidez, uso de anticoncepcionais e permanência prolongada em uma só posição, em pé ou sentada. A obesidade também contribui para o aparecimento das varizes, já que elas ocorrem por causa de um defeito nas válvulas ou na parede das veias, muitas vezes devido à pressão sobre as pernas.
Antes de iniciar qualquer tratamento, o melhor a fazer é procurar orientação médica. Afinal, muitas pessoas ainda confundem as varizes e os vasinhos, chamados de telangiectasias; e o tratamento é específico para cada um. Segundo a médica Simone Beatriz da Silva Franco, especialista em angiologia e cirurgia vascular, o tratamento clássico recomendado para as varizes de médio ou grande calibre é a cirurgia. Por meio de uma pequena incisão, a veia doente é retirada. Novas modalidades de tratamento incluem a cirurgia a laser (EVLT), que tem a vantagem de proporcionar uma recuperação mais rápida e a desvantagem de possibilitar recidivas, cujas taxas ainda não são bem conhecidas.

Outros tratamentos

Já o tratamento dos vasinhos ou microvarizes é um pouco mais simples. Nilton Goldman, angiologista e cirurgião vascular da Clínica Goldman, explica que a melhor maneira de tratar esses pequenos vasos é através da secagem dos mesmos. Isso pode ser feito de três maneiras: através da escleroterapia, ou seja, um líquido esclerosante é injetado por meio de microagulhas fechando esses vasinhos. Há ainda a crioescleroterapia, onde o líquido esclerosante é usado à temperatura de 20 graus abaixo de zero, e a microcirurgia, feita com anestesia local ou peridural, mais indicada para as microvarizes. Estas são retiradas por pequenas incisões, que não necessitam de pontos.
A prevenção, segundo o especialista, deve ser feita principalmente se a pessoa tiver tendência hereditária. Além disso, é recomendável fazer exercícios de baixo impacto, evitar o sedentarismo e não permanecer por muito tempo em uma só posição. O uso de meias elásticas deve ser somente sob orientação médica. Quanto às mulheres, é preciso tomar cuidado com o uso de anticoncepcionais, sempre com acompanhamento do ginecologista, e evitar o uso de sapatos de saltos muito altos. Durante a gravidez as varizes também podem aparecer, quando há predisposição genética. O aumento de peso, as alterações hormonais e o aumento do volume do sangue são alguns dos fatores que propiciam o surgimento.
Então, aproveite e faça uma consulta, afinal, o verão está mais próximo do que você imagina!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA