Nos passos do flamenco

0
1089

A Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca chegou na Vila Madalena com uma proposta inovadora. Muito mais do que ser apenas uma academia de dança, veio com o objetivo de trazer a cultura espanhola para a comunidade e para quem frequenta o bairro, através também da música e de workshops teóricos sobre flamenco, artes, literatura e eventos.
Sob a assinatura “um espaço para viver o flamenco”, a Associação foi idealizada por Vera Alejandra e Pricila Assuar, que reúnem 20 anos de experiência como coreógrafas, bailarinas e professoras, e por Ana Biglione, diretora executiva do grupo. “A Cuadra Flamenca surgiu da necessidade que sentíamos de criar um ambiente agradável que possibilitasse, além da prática da arte flamenca, um intenso contato do público com o universo flamenco e um intercâmbio de conhecimento entre apreciadores desta manifestação cultural”, observa Vera.

Culturas

O flamenco surgiu da mistura de culturas diferentes que se estabeleceram na Espanha, como a cultura dos árabes, dos indianos e dos ciganos. Estes últimos, como conta Vera, chegaram ao Sul da Espanha e se identificaram com o povo Andaluz: “Nos resto do país há vários outros tipos de danças, são várias vertentes que fazem parte da cultura espanhola, e o flamenco é uma delas”.
Entre as principais atividades oferecidas pela Cuadra Flamenca estão os cursos regulares de dança flamenca e trabalhos corporais complementares, workshops de dança flamenca, de música, workshops teóricos sobre a cultura espanhola e formação de grupos amadores e profissionais, organização de shows e eventos de flamenco. O espaço conta com duas salas estruturadas para sapateado, com capacidade para quinze alunos cada, e uma terceira sala pequena para grupos reduzidos e aulas particulares. Uma biblioteca, arquivos, banco de dados e uma videoteca também fazem parte desse espaço.
“Queremos trazer um pouco mais desse mundo para as pessoas que estão frequentando as aulas regulares”, diz Ana, ressaltando a bagagem dos professores que fazem parte da Associação Cuadra Flamenca. Vera, por exemplo, tem extensa formação no Brasil e no exterior, e nos últimos 15 anos trabalhou como preparadora corporal, coreógrafa, atriz e bailarina em shows de diversos artistas, entre eles, “Nas raias da loucura”, espetáculo de Claudia Raia; “Brida”, com direção de Luis Carlos Maciel, e a novela “Barriga de aluguel”, de Glória Perez.
Já Priscila é neta de espanhóis e o interesse pela origem cultural de sua família fez com que começasse a estudar e a trabalhar com a dança espanhola. Em busca de constante aperfeiçoamanto, viaja anualmente para a Espanha onde estuda com vários maestros de renome. Priscila também trabalha na área de teatro empresarial para várias multinacionais.
A Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca já está em atividade. E se você quiser aprender e fazer uma atividade que só traz benefícios ao corpo e à mente, aproveite para seguir os passos da dança e da cultura espanhola.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA