Favela será desocupada

0
996

Há cerca de 40 anos, dezenas de famílias vivem na favela da rua Djalma Coelho. Durante todo esse tempo proprietários brigam pela reintegração da área, mas só em novembro de 2004 o Tribunal de Alçada Civil, em segunda instância, determinou que os moradores desocupem suas casas ainda no primeiro semestre de 2005.
A decisão vem causando polêmica. 105 famílias, aproximadamente 500 pessoas, devem começar a sair da área em 11 de março sem ter exatamente para onde ir, já que se trata de um terreno particular e não da prefeitura, portanto não há como transferir essa pequena população para outro lugar. “Estamos analisando a melhor forma de ajudá-los, seja em relação à logística de mudança ou apoio emocional. Infelizmente, somos apenas coadjuvantes nesta história”, diz Silvia Maria de Lisboa, coordenadora de assistência social e desenvolvimento da Subprefeitura de Pinheiros.
A Associação em Defesa da Moradia, que representa os moradores na Justiça, pretende negociar a desocupação, prorrogando o prazo e discutindo os valores que as famílias receberiam ao deixar o local. A indenização proposta pelos proprietários varia de 3,5 mil a 10 mil, dependendo do tamanho do terreno.

Direitos

Adenor Patrício de Almeida, vice-presidente da Associação, é um dos moradores mais antigos da rua Djalma Coelho: chegou da Bahia há 40 anos e se instalou no local onde abriu uma mercearia e posteriormente o bar e lanchonete Pingo de Ouro. “Com este dinheiro não conseguiremos comprar outra casa em um lugar tão bom, com escola e posto de saúde próximos”, lamenta-se. “Além de pouco, não querem nos pagar adiantado. Assim fica difícil arrumar um lugar para ficar”.
Outro morador que se sente pressionado é Ailton Oliveira da Silva, pedreiro desempregado há seis meses e morador da favela há 19 anos. “Quando vim da Bahia comprei um barraco e aos poucos consegui construir minha casa de bloco. Saindo daqui não conseguirei comprar outro igual”.
Embora os advogados dos moradores admitam que a decisão dificilmente será modificada, alguns deles, como o próprio Adenor, não desistirá e pretendem “correr atrás”, como diz: “Ainda não veio nenhum oficial de justiça nos comunicar para sair. Não queremos ser despejados, mas garantir nossos direitos”.
Segundo o novo Plano Diretor, a área onde está localizada a favela é uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Isto significa que 50% do terreno deve ser destinado para fins sociais, o que autoriza a prefeitura a fazer parcerias com a iniciativa privada para a construção de habitações para os atuais moradores. No entanto, nenhum projeto habitacional está previsto para o local, assim como o processo para desocupação da favela não consta na Secretaria Municipal de Habitação. “São muitas informações desencontradas que deixam os moradores sob pressão e de mãos atadas”, diz Silvia, também na expectativa em relação ao destino destas famílias. É aguardar para ver.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA