Cuide da sua pele

0
1251

Kelly Monteiro

No inverno, a pele também precisa de cuidados. As baixas temperaturas, vento e falta de umidade pedem tantos cuidados quanto o sol do verão. E não só o rosto, mas o corpo todo deve ser protegido das agressões do frio.
O vento e banho quente facilitam o ressecamento da pele. “Mesmo nos dias mais frios, o indicado é tomar banho morno e usar sabonetes mais suaves ou neutros”, explica a dermatologista Marisa Fujimura. Os hidratantes são grandes aliados da beleza no inverno pois, como a produção de suor diminui, o corpo deixa de contar com essa alternativa para hidratar a pele. Entretanto, eles devem ser usados de acordo com o tipo de pele e da área do corpo, devem ser hipoalergênicos e preferencialmente não perfumados. Há opções no mercado de produtos com substâncias não irritantes, refrescantes e calmantes. Os sabonetes neutros e loções de limpeza devem ter pH próximo ao pH da pele (que fica entre 5.4 e 5.6) para que limpem sem remover sua camada protetora de gordura. Uma boa dica são os sabonetes líquidos e cremosos que contêm tensoativos sintéticos, shower gel e espumas de banho, cujo pH fica entre 5.5 e 7.0.“Se as costas têm tendência à oleosidade, o excesso de roupas intensifica o problema. Atenção também para os pés. Após o banho devem ser bem enxutos para que fungos e bactérias não se desenvolvam”, acrescenta.

Filtro solar

Como o rosto é a parte do corpo mais exposta, os cuidados devem ser redobrados. Para começar, Marisa enfatiza a necessidade de se fazer uma limpeza diária e a hidratação. Além disso, o uso de filtro solar é imprescindível, mesmo nos dias nublados, principalmente para pessoas de pele mais clara. Isso porque as nuvens deixam passar 75% da radiação UVA e UVB e, como os efeitos do sol na pele são cumulativos, o risco de desenvolver câncer da pele existe em qualquer estação do ano, mesmo quando os raios solares não estão tão intensos. Por isso, o filtro deve ter FPS 15, no mínimo, e ser reaplicado a cada quatro horas. Isso também vale para quem não quer ficar com a aparência mais envelhecida, um dos danos causados pelo raios ultravioletas.
Algumas alergias também são específicas nessa estação, como a dermatite de contato. Ela geralmente aparece nas dobras do braço, joelhos e virilha por causa do ressecamento da pele. Neste caso, a orientação de um dermatologista para o uso de produtos específicos ajuda a resolver o problema e a obter uma pele mais bonita e saudável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA