Blitz na praça

0
1524

No fim de semana do dia 26 de março, a Prefeitura realizou uma blitz na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, e retirou todas as mesas colocadas nas calçadas pelos bares do entorno. Segundo informações, a ação dos fiscais aconteceu no final da tarde de sábado, quando os bares estavam lotados, assim como a feira de artesanato tradicional na praça, e teria sido “truculenta”, pois as pessoas foram retiradas de forma grosseira das mesas. O que se sabe, na verdade, é que a medida está gerando controvérsias.
Horieta Novais, presidente da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, conta que há cerca de três anos a feira de artesanato realizada aos sábados na praça, vem sofrendo um processo que pode culminar com o fim de um dos maiores eventos ao ar livre de São Paulo: bares não regulamentados, venda de bebidas fora dos bares, excesso de pessoas que ficam paradas no meio das ruas e ambulantes. Foi por isso, e devido a reclamações de frequentadores da feira, que a Associação acionou a fiscalização. “Depois das 17h já não dá para ficar na Benedito Calixto. O expositor está indo embora depois das 15h e o público que freqüenta a feira está reclamando porque é um lugar de lazer que era tranquilo”, diz. Segundo ela, a Subprefeitura de Pinheiros determinou que, até que haja uma regulamentação, os bares não poderão colocar mesas nas calçadas num período de noventa dias, a contar da data de fiscalização.
Geraldo Magela, proprietário do restaurante Consulado Mineiro, fala que prefere esperar a determinação da Subprefeitura a respeito da autorização para colocar as mesas nas calçadas. Segundo ele, o Consulado conta com um protocolo para disposição de uma fileira de mesas, o que estava sendo cumprido. “Para mim isso já estava regulamentado. Mas preferi não brigar e aceitar essa proposta política”. O Consulado Mineiro é um dos restaurantes mais tradicionais da Benedito Calixto, freqüentado por artistas, intelectuais, jornalistas e por um público seleto que curte as tardes na praça. Geraldo afirma que no dia das fiscalização o restaurante estava lotado e os fiscais retiraram as pessoas de forma nada sutil. Questionado se o restaurante está sendo prejudicado por esta medida, o proprietário diz que sim, afinal “as pessoas querem tomar uma cerveja enquanto esperam mesa do lado de dentro do restaurante. Ter mesas na calçada dá até mais segurança”.
Para o professor Alberico Rodrigues, do Espaço Cultural Alberico Rodrigues, alguma coisa deveria ser feita para conter os excessos na praça, mas também era preciso ter consideração com os proprietários dos comércios legalizados. “Deveria ter sido feito um comunicado oficial dizendo que a partir de uma determinada data as mesas não poderiam ser colocadas na calçada, e não retirarem da maneira como foi. Quem tem o seu comércio legalizado merece essa consideração”, observa.
O que poderá amenizar esses problemas e até mesmo iniciar uma nova fase na Benedito Calixto é o projeto de revitalização da praça, cujo termo de cooperação foi assinado na manhã do dia 2 de abril, pelo prefeito José Serra (PSDB) e a empresa JHSF Engenharia.
Elaborado pelos alunos do curso de arquitetura da Faap, o custo estimado do projeto é de 500 mil reais e a empresa JR Faap está se mobilizando junto à iniciativa privada para a captação destes recursos. Os serviços incluem a construção de uma arquibancada para shows, remodelação do piso, calçadas e bancos, a implantação de projeto paisagístico e a implantação dos serviços de segurança pública em unidades móveis padronizadas. As obras devem estar concluídas, segundo a prefeitura, em 60 ou 90 dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA