Ambientes energizados

0
1238

Kátia Gomes

A decoração de casas e escritórios está cada vez mais voltada a atrair sorte e energias positivas. Para isso, vale adotar algumas técnicas do Feng Shui ou simplesmente usar a intuição para escolher os objetos que terão a função de harmonizar o ambiente. Neste mês cheio de misticismo, com o Dia das Bruxas, 31 de outubro, chegando por aí, nada mais conveniente do que renovar as energias e elevar os pensamentos para coisas positivas.
Um bom jeito de começar uma nova fase pode ser fazendo um pedido. A boneca russa, chamada de Matryoshka, feita de madeira, abre ao meio e tem dentro outra igual, mas de menor tamanho, que por sua vez contém outra, igualmente recheada com outras cada vez menores, numa seqüência que varia em torno de cinco Matryoshkas, podendo formar uma família de até 30 bonecas. Leila Vardieiro, da Tchayka, loja especializada em artigos russos, explica que é costume guardar um pedido dentro de umas das bonecas, que cuidará dele enquanto não for realizado.
As Matryoshkas são pintadas à mão e as mais refinadas são verdadeiras obras de arte, a menorzinha mede em geral entre dois e três milímetros, e a maior chega a 40 centímetros. Além de boa sorte conferem ao ambiente um charme extra.
Outra boa maneira de favorecer o destino é utilizar os recursos do Feng Shui. Na área de trabalho, por exemplo, a dica é colocar um Ganesha. Segundo Ronete Benabou, gerente da Jaipur, loja de produtos indianos, o deus com cabeça de elefante é um dos mais populares da cultura hindu. Caracterizado como um homenzinho baixote e barrigudo com pele amarela, quatro braços e uma cabeça de elefante com apenas um marfim, que leva em suas mãos um disco, uma concha, uma clava, um lírio e ainda pisa em um rato é conhecido como o “Senhor dos Obstáculos”. Por ser sábio, responsável e conhecedor das escrituras, Ganesha é invocado antes de cada empreitada para garantir sucesso, podendo remover o mais intransponível dos obstáculos. Se lhe for ofertado flores, incenso, pratos de arroz e doce, os desejos também podem ser realizados e atrair mais sorte.
Para entender um pouco mais sobre o Ganesha e as técnicas de Feng Shui, na All Jawhara, existe uma profissional especializada no assunto. No entanto, Simone Martinelli, proprietária do espaço oriental, adianta que pequenos objetos podem harmonizar o ambiente. Na área que rege o amor, ela dá uma dica que, além de favorecer a vida sentimental, vai deixar a casa sutilmente charmosa: um casal indiano feito em madeira para colocar na parede. Quem quer dormir bem à noite, deve apostar no filtro dos sonhos, já que quando sonhamos somos influenciados por boas e más energias. A função do filtro dos sonhos é de afastar as energias intrusas e incorretas que, presas na teia, são dissipadas com os primeiros raios de sol.
Outra forma utilizada para dissipar as energias negativas são as mandalas, que em sânscrito significa círculo. No Shakti Studio Art, elas podem ser encontradas em diversos modelos e cores. “O ponto central distanciado dos desenhos favorece a meditação e a energização do ambiente. Elas podem ser colocadas em qualquer lugar da casa, inclusive banheiro e corredor que são geralmente esquecidos”, diz Christine Yoshii, proprietária da loja. “Os desenhos se diferenciam um dos outros, mas não têm um significado preciso. A pessoa acaba sendo intuitivamente atraída por algum deles”, completa.
Além de técnica e intuição por que não decorar a casa com um pouco de humor? Na Arte do Balacobaco, loja de presentes e utilidades, há uma variedade de objetos que remetem ao Halloween. Renata Mônaco, uma das sócias, conta que costuma seguir o calendário de festas e feriados para incrementar a loja com produtos temáticos. Luminárias em forma de caveira, bruxas e fantasmas são boas opções de presentes e decoração para o Dia das Bruxas. Também na linha decorativa estão o casal de bruxinha e Frankstein, que podem ser pendurados na parede ou porta, e os pesinhos de porta em formato de bruxa e mago. Há ainda almofadas com caveiras e fantasmas de miçanga, ideais para quartos de meninos.
Como da decoração da casa também faz parte a área externa, que tal um atrativo a mais na fachada? Um cata-vento, que indica os pontos cardeais, em formato de bruxa, encontrado na Aldebaran, é a opção ideal para dar graça a residências urbanas ou campestres, além de boas vindas aos visitantes.
Como todos estão sempre à procura de algo que traga bem-estar e, se esses objetos têm o poder de fazer isso, por que não usa-los?  Escolha o seu amuleto e boa sorte!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA