A história do seu Franko

0
1596

Todos os meses, o cronista Pedro Costa traz para o leitor do Guia da Vila Madalena histórias pitorescas, reveladoras e, por que não, saudosas, onde são relembrados personagens e fatos interessantes de sua relação com o bairro.
Na edição do mês de março de 2004, na crônica “Entre Tapas e Etapas”, Pedro fala sobre seu Franko: “um espanhol anarquista morador da rua Agissê que nos recebeu com carinho, alugava alguns quartos e algumas pequenas casas dentro do seu terreno. Na frente havia uma piscina onde dava aulas seguidas de natação para todo mundo da Vila, a um preço irrisório”. A história deste senhor teve uma repercussão interessante.
Silvia Bajtalo Martins, neta de Franko Vlasic Bajtalo – mais conhecido como seu Franko da piscina -, entrou em contato com a redação do Guia da Vila quando soube que seu avô havia sido citado na crônica. O detalhe é que esta informação chegou até ela através de um e-mail enviado por uma amiga que mora nos Estados Unidos, cuja mãe é moradora da Vila Madalena.
Silvia, que atualmente reside em Alphaville, conseguiu uma edição do Guia da Vila e reuniu a família para a leitura da crônica. Decidiram, então, enviar uma foto do seu Franko, junto à piscina que era ponto de encontro da garotada daquela época, agradecendo ao Pedro por ter reavivado a memória do avô, que faleceu em 1991. A única ressalva é que Franko Vlasic Bajtalo era iugoslavo.

Contato

Além de Silvia, outras pessoas que tiveram antecedentes citados nas crônicas têm entrado em contato com o autor para enviar fotos e comentários a respeito das histórias que vem relatando. Foi pensando nisso que o Guia da Vila decidiu abrir espaço para contar histórias do bairro através dos personagens que aqui viveram. Caso você identifique algum nome citado nas crônicas ou artigos, se tiver fotos, informações ou ainda casos interessantes para contar sobre a Vila Madalena, entre em contato com a redação pelo e-mail: redacao@guiadavila.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA