A energia dos Florais

0
1055

Kelly Monteiro

Sentimentos e emoções que nem sempre são expressados da forma como deveriam podem ser a causa de várias doenças. Muito se fala em psicossomática, ou seja, quando algo não vai bem no nosso interior, isso se reflete no físico. A terapia holística, por sua vez, acredita que toda vez que a pessoa não está conectada com a energia cósmica da alma ocorrem deformações e desarmonias, conseqüentemente, perda de energia e doenças.
Usados, normalmente, como importante suporte nos tratamentos terapêuticos, os florais visam a harmonia dessas emoções e sentimentos. Os mais conhecidos são os compostos pelas 38 essências pesquisadas pelo médico inglês Edward Bach (1886 – 1936). Segundo ele, os florais reúnem padrões de energias sutis, extraídas de flores especiais, gravadas e conservadas numa mistura líquida de água e conhaque, sendo cada essência indicada para harmonizar um tipo de emoção específica, como medo, angústia, tristeza, depressão, indecisão e mágoas.
Para a terapeuta holística, Judite Grabarz, da Clínica Integrada, os florais ajudam a diminuir algumas resistências do paciente na medida em que ele se propõe a resolver questões emocionais. “O floral ajuda o indivíduo a liberar as energias, muitas vezes sufocadas inconscientemente”. Se, por exemplo, a pessoa estiver sofrendo porque perdeu alguém muito importante, ou não consegue resolver suas angústias, o floral pode ajudá-la a ter força emocional suficiente para entrar em contato com esses sentimentos. “É importante lembrar que o floral ajuda a resolver uma angústia momentânea”, observa Judite, acrescentando que somente através da terapia as verdadeiras causas serão identificadas, iniciando-se, assim, o processo de cura.
Os florais são indicados através da análise das características da personalidade e do quadro emocional que a pessoa apresenta. A automedicação é possível, já que os florais não têm contra indicação. E as essências agem quase que instantaneamente. “Existem os céticos”, diz Judite. “Quando a gente fala de energia, precisamos ter uma certa abertura. O ser humano é muito complexo e tem uma série de defesas, uma intimidade que só é violada com a sua permissão. Tem pessoas que me pedem para tomar o floral e elas estão abertas para entrar em contato com a vibração que o floral vai acessar. É muito mais fácil quando ela tem afinidade com essa forma de terapia”.
Entretanto, até o momento, segundo a terapeuta, não existe explicação sobre o modo de ação dos remédios capaz de satisfazer os critérios científicos. “Eles nos elevam e inspiram a alcançar a nossa própria natureza, aproximando-os da nossa alma, possibilitando a paz e alívio dos nossos sofrimentos”.

Algumas das essências do Dr. Bach
Aspen: Indicado para estados emocionais em que as pessoas são tomadas por medo de algo que não sabem identificar. Neste estado há um aumento da ansiedade, apreensão, podendo levar ao pânico.
Cherry Plum: Esse Floral irá ajudar as pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros tornando-se batante deprimidas.
Gentian: Para pessoas que desanimam frente as dificuldades, seja no trabalho, problemas de saúde e outros. O remédio floral vai devolver uma perspectiva positiva ajudando a compreender e superar a situação.
Impatiens: Para pessoas muito rápidas de pensamento que perdem a paciência em aceitar o ritmo dos outros . Ficam tensas, frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.
Wild Oat: Para aqueles que não definiram um caminho na vida. O floral vai ajudar a reconhecer o próprio pontencial e a desenvolvê-lo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA